Início » Todas as nossas receitas » Como fazer chocolate quente

Como fazer chocolate quente

Chocolate quente, essa bebida reconfortante é um clássico atemporal, apreciado por pessoas de todas as idades em todo o mundo. Mas você já se perguntou como fazer um chocolate quente verdadeiramente perfeito? Eleve seu jogo de chocolate quente com nossas dicas e delicie com um deleite rico e aveludado.

Escolhendo os Ingredientes Certos para o Seu Chocolate Quente

Cacau em Pó de Alta Qualidade

A base para qualquer bom chocolate quente é, obviamente, o cacau em pó. Optar por cacau de alta qualidade fará uma diferença significativa no sabor e na riqueza de sua bebida. Procure cacau em pó sem açúcar com maior teor de gordura, pois isso proporcionará um sabor de chocolate mais intenso.

Chocolate em barra (ou gotas de chocolate)

Para uma experiência ainda mais rica, considere adicionar chocolate em barra à mistura. Escolha um chocolate com teor de cacau de pelo menos 60% para garantir um sabor bem forte. A combinação de cacau em pó com barras ou lascas de chocolate criará uma textura aveludada e profundidade de sabor difíceis de resistir.

Adoçar ou não?

A preferência de doçura de cada pessoa varia, por isso é essencial escolher um adoçante adequado ao seu paladar. As opções comuns incluem açúcar refinado, açúcar mascavo, mel ou melaço. Prefiro não adoçar e contar com o docinho do chocolate ao leite, mas se está acostumado e quer sua bebida açucarada, você pode adoçar ao seu gosto.

como fazer chocolate quente

O leite do chocolate quente

O tipo de leite que você usa também afetará o sabor e a riqueza do seu chocolate quente. O leite integral é uma escolha popular por sua cremosidade, mas você também pode usar leite desnatado, leite de amêndoa ou leite de aveia para uma opção mais leve. Experimente usar meio a meio ou uma combinação de leite e creme de leite para uma versão cremosa.

como fazer chocolate quente

Receita de chocolate quente simples

Ariana Pazzini
Prepare essa bebida que aquece no seu inverno, chocolate quente simples
PREPARO 5 minutes
COZIMENTO 10 minutes
TEMPO TOTAL 15 minutes
TIPO café da manhã, caseiro
COZINHA americana
PORÇÕES 4 xícaras

Ingredientes
  

  • 1 litro de leite
  • 3 colheres de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar ou mel
  • 100 g de chocolate meio amargo bem picado ralado ou em gotas

MODO DE PREPARO
 

  • Em uma panela em fogo médio, leve o leite para amornar
  • Quando começar aparecer as primeiras bolhas de fervura, retire uma concha de leite e misture com o açúcar, chocolate e cacau até dissolver e formar uma pastinha cremosa.
  • Adicione a mistura ao restante do leite e mexa até não haver grumos.
  • Transfira 2 xícaras aproximadamente do chocolate quente ao copo do liquidificador e bata por cerca de 3 a 5 minutos, ou até que se forme uma espuminha consistente (muito cuidado, segure firmemente a tampa do liquidificador para que o vapor não abra a tampa).
  • Verta a mistura batida ao chocolate quente novamente.
  • Despeje o chocolate quente em 4 canecas e, se desejar, adicione suas coberturas favoritas
Keyword bebida de chocolate, bebida de inverno, chocolate cremoso, chocolate quente

Dicas Chocolate Quente Perfeito:

Técnicas e Preparação:

Temperatura – Ao aquecer o leite, tome cuidado para não deixá-lo ferver. Superaquecer o leite pode resultar em um gosto de queimado. Em vez disso, aqueça o leite delicadamente em fogo baixo a médio, mexendo de vez em quando para evitar que o chocolate grude no fundo da panela.

Misturando Ingredientes – Para criar um chocolate quente liso e sem grumos, é essencial misturar o cacau em pó , o chocolate em barra e o açúcar com uma pequena quantidade de leite quente para criar uma pastinha antes de adicionar ao restante do leite. Esta etapa garantirá que o cacau, o chocolate e o adoçante se dissolvam uniformemente em toda a bebida, resultando em uma textura aveludada.

Espuminha – Para um chocolate quente espumado, use um batedor de leite manual para misturar vigorosamente a bebida antes de servir, você pode também bater no liquidificador por 1 minuto para um efeito parecido. Isso incorporará ar ao chocolate quente, criando uma deliciosa camada espumosa por cima.

Complementos para o chocolate quente

como fazer chocolate quente caseiro
  • Especiarias Eleve seu chocolate quente com a adição de especiarias quentes, como canela, noz-moscada ou uma pitada de pimenta caiena por um sabor levemente picante. Basta adicionar os temperos escolhidos à mistura de cacau em pó e açúcar para dar um toque especial ao clássico.
  • Baunilha – Adicionar ao leite fervente sementes de baunilha ou então a fava para criar uma experiência personalizada de chocolate quente. Até mesmo um toque de seu licor favorito para uma bebida exclusivo para adultos.
  • Chantilly e Marshmallows Chocolate quente americano sempre tem um acabamento com chantilly ou um punhado de marshmallows fofos. Essas coberturas adicionam um contraste doce e cremoso ao chocolate rico, criando uma experiência digna de foto para o instagram.

Duvidas frequentes:

Posso fazer chocolate quente usando água em vez de leite?

Na casa dos meus pais faziamos muito chá de chocolate, que é a versão com água, aprenda aqui a preparar essa receita de chá de chocolate.

Como posso deixar meu chocolate quente ainda mais achocolatado?

Para um chocolate quente intensamente achocolatado, tente usar uma combinação de cacau em pó e barras de chocolate. Além disso, selecione cacau em pó de alta qualidade e chocolate com maior porcentagem de cacau para maximizar o sabor do chocolate.

Posso fazer chocolate quente com antecedência e reaquecê-lo mais tarde?

Sim, você pode preparar com antecedência e armazená-lo na geladeira por até dois dias. Quando estiver pronto para degustar, basta reaquecê-lo no fogão em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Com essas dicas o chocolate quente perfeito à sua disposição, você está bem no seu caminho para criar a melhor experiência. Então vá em frente, coloque suas meias aconchegantes e prepare-se para se deliciar com o chocolate quente perfeito feito do jeito que você gosta. Saúde!

Para acompanhar seu chocolate quente:

como fazer brownie de caneca no microondas - brownie para 1 pessoa
bolo de iogurte simples feito no liquidificador

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da receita