A sopa de mandioca cremosa com bacon é uma receita clássica que combina sabores ricos e texturas agradáveis. Este prato é um verdadeiro deleite para os amantes de sopa e é perfeito para os dias mais frios. Hoje, vou te contar os segredos de uma perfeita sopa de mandioca com bacon de forma bem simples, abrangendo desde a seleção de ingredientes até dicas de armazenamento.
Primeiro vamos falar sobre a mandioca, na feira, peça ajuda para o feirante ao comprar uma mandioca bem fresquinha, ela fermenta fácil e pode estar murcha, fique de olho se as extremidades da mandioca está branquinha sem pontos pretos e também se a mandioca está firme. Quando deteriorada ela começa a murchar e ficar com a polpa mais macia.
Você também consegue pedir ao feirante a mandioca pronta e descascada. Nesse caso, deixe em água limpa na geladeira até a hora de usar, lembre-se que descascada é ainda mais perecível.
Sopa cremosa de mandioca
Ariana PazziniEquipamentos
- 1 panela de pressão
Ingredientes
- 500 g de mandioca descascada e cortada em pedaços menores
- 150 g de bacon cortado em cubinhos
- 1 tomate sem sementes cortada em cubos
- 1 cebola em cubinhos
- sal e pimenta do reino a gosto
- Água suficiente para cobrir a mandioca
- Salsinha para decorar
MODO DE PREPARO
- Em uma panela de pressão coloque a mandioca, o tomate, um pouco de sal e água até cobrir 2 dedos acima da mandioca
- Feche a panela e leve ao fogo alto até começar a chiar
- Quando pegar pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos
- Em uma frigideira em fogo baixo coloque os cubinhos de bacon e deixe dourar na própria gordura mexendo de vez em quando
- Quando estiver dourado acrescente a cebola e deixe dourar, mexendo para não queimar
- Reserve
- Passado o tempo da mandioca cozida, desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha (Vai continuar cozinhando no calor do caldo)
- Abra a panela de pressão e retire os filamentos da mandioca, volte a mandioca para o caldo
- Com o mixer, trite a mandioca e o tomate na panela junto ao caldo
- Adicione metade do refogado ao caldo e tempere com sal e pimenta do reino a gosto
- Deixe apurar por 5 minutos, sirva quentinho decorado com o bacon refogado que sobrou e a salsinha
Variações na receita clássica de sopa de mandioca
Embora a sopa de mandioca com bacon seja uma delícia por si só, existem várias maneiras de variar a receita. Você pode adicionar legumes como cenouras, batatas e abobrinhas para aumentar o valor nutricional da sopa. Além disso, você também pode substituir o bacon por outros tipos de carne, como frango ou carne de porco em cubinhos dourados.
Dicas para obter a textura cremosa perfeita
Para obter a textura cremosa perfeita em sua sopa de mandioca, existem algumas dicas que você pode seguir. Primeiro, você precisa cozinhar a mandioca até que esteja macia, o que geralmente leva cerca de 30 minutos. Em seguida, use um liquidificador ou mixer para bater a mandioca até obter uma consistência suave e cremosa.
OBS: Se preferir usar o liquidificador para tornar a sopa cremosa, tenha cuidado pois com o vapor a tampa do liquidificador pode se soltar. Por isso faça isso em etapas, enxa o copo do liquidificador somente até a metade e não deixe de segurar a tampa fazendo pressão para baixo.
Como armazenar e reaquecer a sopa de mandioca
Se você tiver sobras de sopa de mandioca, você pode facilmente armazená-las na geladeira. Certifique-se de armazenar a sopa em um recipiente hermético para mantê-la fresca. Para reaquecer a sopa, você pode simplesmente colocá-la em uma panela em fogo médio até que esteja quente.
Dicas sobre como congelar a sopa de mandioca para uso posterior
Além de armazenar a sopa na geladeira, você também pode congelar a sopa de mandioca para uso posterior. Para fazer isso, deixe a sopa esfriar completamente antes de transferi-la para recipientes de congelamento. Certifique-se de deixar um pouco de espaço no topo para a expansão. Para descongelar, basta deixar a sopa derreter na geladeira durante a noite.
Espero que este artigo tenha lhe dado algumas ideias sobre como aperfeiçoar sua sopa de mandioca. Agora, tudo o que resta é ir para a cozinha e começar a cozinhar!