Início » Todas as nossas receitas » Sopa de legumes cremosa

Sopa de legumes cremosa

Domine a arte de fazer sopa cremosa de legumes: Uma receita simples de sopa de legumes

A sopa de legumes é uma escolha saudável, deliciosa e nutritiva que é excelente para qualquer refeição, seja no almoço ou no jantar. Além de ser uma ótima opção para quem busca uma dieta equilibrada, o preparo de uma sopa de legumes é simples e prático, sendo uma excelente alternativa para os dias mais frios ou quando desejamos uma refeição leve e reconfortante.

E se você tem dificuldade em trazer para sua rotina legumes mas quer deixar suas refeições mais nutritivas essa é uma ótima opção uma vez que a textura cremosa e o sabor suave da sopa podem tornar esses alimentos mais atraentes e fáceis de consumir.

Aqui em Portugal, faça chuva ou faça sol, no inverno ou no verão, sempre encontramos como entrada sopas cremosas e nutritivas como essa. Acho uma ótima alternativa para quem quer ter uma refeição nutritiva.

 

 

sopa de legumes facil

O que você vai precisar: Ingredientes para uma sopa de legumes cremosa

Para fazer uma sopa de legumes simples, você vai precisar de alguns ingredientes básicos. Estes incluem batatas que podem ser substituídas por batata doce ou mandioquinha,  cebola e alho, chuchu ou abobrinha, cenoura, 1 pequeno couve-flor, abóbora, vagem, sal e pimenta e água.

Esses ingredientes são a base para a nossa sopa de legumes, mas você pode adicionar ou substituir qualquer um deles de acordo com o seu gosto. Por exemplo, se você não gosta de chuchu, pode substituí-lo por abobrinha, salsão ou brócolis. O importante é usar legumes frescos e de boa qualidade para garantir o melhor sabor possível.

Também vale a pena mencionar que embora esta receita seja para uma sopa de legumes cremosa, você pode facilmente transformá-la em uma sopa de legumes com pedaços simplesmente não batendo os legumes no final. A escolha é sua!

sopa de legumes simples

Preparação de legumes: 

A preparação dos legumes é um passo essencial na criação de uma sopa de legumes deliciosa. Comece lavando todos os legumes em água fria para remover qualquer sujeira ou pesticidas. Em seguida, descasque as batatas, a cebola, o alho, o chuchu, a cenoura e a abóbora e corte-os em pedaços de tamanho uniforme.

O couve-flor deve ser separado em pequenos floretes e a vagem deve ser cortado em pedaços de cerca de 2 cm (lembrando que ela entra depois na sopa para não cozinhar demais e acabar com a textura rica que a vagem tem). Lembre-se de que a forma e o tamanho dos legumes afetarão o tempo de cozimento, então tente cortá-los de maneira uniforme.

Depois que todos os legumes estiverem preparados, não é necessário dourar, é uma sopa fácil de fazer, vão direto para a panela junto da água.

Passos simples para fazer a sua sopa de legumes

Agora que os legumes estão preparados, é hora de começar a cozinhar a sopa. Adicione água suficiente para cobrir os legumes na panela e leve para ferver. Depois que a água começar a ferver, reduza o fogo para médio e deixe a sopa cozinhar por cerca de 20 – 30 minutos, ou até que todos os legumes estejam macios.

Depois que os legumes estiverem cozidos, use um mixer para misturar a sopa até que esteja suave e cremosa. Se você preferir uma sopa de legumes com pedaços, pode pular este passo ou apenas misturar parte da sopa.

Por último, tempere a sopa com sal a gosto e adicione um fio de azeite para um toque extra de sabor. Agora a sua sopa de legumes cremosa e deliciosa está pronta para ser servida!

sopa de legumes facil

Sopa de legumes cremosa

Ariana Pazzini
Essa receita de sopa de legumes não tem segredo, fácil de fazer com vegetais simples para uma sopa quentinha e saborosa
PREPARO 15 minutes
COZIMENTO 30 minutes
0 minutes
TEMPO TOTAL 45 minutes
TIPO acompanhamento, Prato principal
COZINHA brasileira
PORÇÕES 4 pessoas

Equipamentos

  • 1 mixer ou liquidificador
  • 1 panela grande

Ingredientes
  

  • 2 und batatas médias
  • 1 und cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 und chuchu
  • 1 und cenoura
  • 1 und couve-flor pequena
  • 300 g abóbora
  • 250 g vagem
  • q.b. de sal e pimenta
  • q.b. de azeite
  • q.b. de água

MODO DE PREPARO
 

  • Descasque e corte em pedaços a cebola, o dente de alho, o chuchu, as batatas, a cenoura, a couve-flor e a abóbora. Coloque em uma panela funda todos os vegetais e junte água até cobrir os legumes descascados (2 dedos de água acima do limite dos legumes).
  • Temperar com sal e pimenta do reino, tampe a panela e leve para o fogão em uma chama média e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. (Quanto menor os pedaços menor o tempo, vá testando espetando os legumes de tempos em tempos a partir de 25 minutos de fervura)
  • Triture com o mixer na panela mesmo até desfazer os legumes e você obter um creme homogêneo. Se ficar muito espesso, adicione um pouco mais de água fervendo.
  • Tire o filamento da vagem e corte em lâminas finas na diagonal.
  • Junte a vagem na sopa cremosa e deixe cozinhar até estar macio (mais ou menos 3 minutos).
  • Regue com o azeite e sirva quentinho.

Notas

Não tem mixer, não tem problema, você pode bater a sopa no liquidificador, fique atento pois o vapor da sopa pode fazer a tampa do liquidificador se deslocar e com a sopa quente pode provocar queimadura.
Não exceda metade do copo do liquidificador, bata em porções SEMPRE segurando a tampa com pressão para baixo.
Keyword sopa de batata, sopa de legumes, sopa de vegetais, sopa facil, sopa simples de batata, sopa vegana
sopa de legumes cremosa simples

Dicas para fazer uma sopa de legumes cremosa e deliciosa

Há algumas dicas simples que podem ajudá-lo a fazer uma sopa de legumes ainda mais cremosa e deliciosa. Uma delas é cozinhar os legumes em fogo baixo e lento, o que ajuda a liberar seus sabores naturais e suavizar sua textura.

Outra dica é usar um lmixer para misturar a sopa. Isso ajuda a criar uma textura suave e cremosa, mas ainda deixa alguns pedaços de legumes para adicionar textura.

Por último, não se esqueça de temperar a sopa com sal a gosto e adicionar um fio de azeite no final. Isso dará à sua sopa um toque extra de sabor e riqueza.

Substituições fáceis para uma receita de sopa versátil

A beleza da sopa de legumes é que ela é extremamente versátil e pode ser adaptada de acordo com o seu gosto ou os ingredientes que você tem em mãos. Se você não gosta de um dos legumes listados na receita, sinta-se à vontade para substituí-lo por outro de sua preferência.

Por exemplo, você pode substituir a abóbora por batata doce, o nabo por aipo, ou a cenoura por pimentão vermelho. Da mesma forma, você pode adicionar legumes adicionais à sopa, como brócolis, ervilhas ou milho, para adicionar variedade de sabor e textura.

Além disso, você pode variar os temperos usados na sopa. Experimente adicionar um pouco de alho, pimenta do reino, tomilho ou manjericão para dar um toque diferente à sua sopa de legumes.

Como servir e armazenar a sua sopa de legumes caseira

A sopa de legumes pode ser servida quente ou fria, dependendo do seu gosto. Ela é deliciosa por si só, mas também pode ser servida com um pedaço de pão crocante, um punhado de queijo ralado, ou um fio de creme de leite para um toque extra de sabor e textura.

Para armazenar a sopa de legumes, deixe-a esfriar completamente antes de transferi-la para um recipiente hermético. Ela pode ser guardada na geladeira por até 3 dias, ou congelada por até 3 meses. Para reaquecer a sopa, simplesmente aqueça-a em uma panela em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que esteja bem quente.

Lembre-se de que a sopa de legumes é uma refeição versátil que pode ser adaptada de acordo com o seu gosto. Não tenha medo de experimentar diferentes legumes, temperos e adições para criar a sua própria versão de sopa de legumes.

Então, da próxima vez que você estiver com vontade de uma refeição saudável e reconfortante, por que não fazer uma tigela de sopa de legumes caseira? 

Como fazer foundue doce de chocolate branco
FOUNDUE DE CHOCOLATE BRANCO
como fazer brownie de caneca no microondas - brownie para 1 pessoa
BROWNIE DE CANECA
COMO FAZER CHOCOLATE QUENTE
CHOCOLATE QUENTE SIMPLES

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da receita