
Essa receita de picolé caseiro de goiabada rende uma sobremesa gelada, docinha e cremosa. Essa receita leva 2 ingredientes que são suficientes para fazer com que eles sejam especiais. O iogurte confere a cremosidade e a goiabada o sabor doce da fruta.

Quando eu era criança lembro que meu picolé preferido era o de goiaba. Mas era aquele bem ralinho, sem graça, sabe? Este aqui é bem cremoso e incomparavelmente mais delicioso. As crianças vão amar preparar com você esta delícia – e devorar depois também né?! Fica doce na medida certa: nem demais, nem de menos.


Picolé caseiro de goiabada – 2 ingredientes
Equipamentos
- 1 forminha para picolé
- 1 liquidificador
Ingredientes
- 2 copos de iogurte integral 170g cada
- 150 g de Goiabada Cascão 1/4 da embalagem de 600g
MODO DE PREPARO
- Bata os ingredientes no liquidificador
- Coloque na picoleteira ou em copinhos de café descartáveis leve ao freezer caso não tenha tampa por 1 hora (para começar a firmar)
- Retire do freezer e coloque os palitinhos e leve para o freezer por 6 horas (melhor ainda de um dia para o outro)

Qual o melhor iogurte para os picolés caseiros?
O melhore iogurte para essa receita é o iogurte natural, sem sabor ou adoçante. Caso você queira também pode utilizar o iogurte grego sem sabor. Atente também para que não seja adoçado, caso contrario ficará muito doce por conta da goiabada.
O iogurte grego deixará o picolé mais cremoso, assim como o iogurte natural integral renderá um picolé bem macio a mordida. Iogurte desnatado por conta da baixa quantidade de iogurte ficará menos cremoso, mas ainda assim renderá um ótimo picolé.
Você também pode utilizar algum iogurte natural vegano para substituir o iogurte natural.

Picolé caseiro mais saudável, algumas ideias e substituições.
Preparar picolés caseiros é uma forma de garantir que a gente consuma algumas frutas da estação embaladas em vitaminas. Esse picolé caseiro com iogurte pode ficar ainda mais saudável se substituir a goiabada por frutas que já são naturalmente adoçadas.
- Morangos. No verão a oferta de morangos docinhos é maior apesar dele estar presente quase o ano todo nos supermercados brasileiros. Nesse caso substitua a goiabada por 2 xícaras (de chá) de morango in natura só lavado e sem os cabinhos ou congelados.
- Abacaxi. Outra fruta que combina muito bem com o iogurte desse picolé. Substitua a goiabada por 3 xícaras (de chá) de pedacinhos de abacaxi. Gosto de reservar uma xícara e cortar em cubos bem pequenos. Distribuo pelas forminhas de picolé e cubro com o creme de abacaxi e iogurte.
- Manga, outra fruta docinha que combina muito com o sabor do iogurte natural do picolé. Utilize duas xícaras de cubinhos de manga para essa receita. Quanto mais madura a manga está mais doce será seu picolé caseiro.
- Banana, o queridinho dos picolés caseiros aqui de casa. Uma fruta naturalmente cremosa e saborosa. Um detalhe é que a banana ao ser triturada no liquidificador escurece. Isso não significa que estragou, a fruta somente oxidou, o sabor será o mesmo. Utilize 3 xícaras (de chá) de banana em pedaços. Assim como a manga, quanto mais madura a banana mais docinho será seu picolé caseiro.
Preciso adoçar o picolé de frutas?
Eu particularmente não acho necessário. Principalmente pois as frutas da estação sempre são bem doces.
Faça um teste, prove um pouco da fruta batida com iogurte e veja se está bom para o seu paladar. Caso sinta que precisa adoçar use mel ou outro adoçante natural. 1/4 de xícara (de chá) de mel será suficiente para essa receita ( com uma ressalva, se estiver preparando para bebes converse com seu pediatra e não ofereça mel ou outros adoçantes). Mas prove mais uma vez e verifique se está ao seu gosto.
A melhor forminha de picolé caseiro:
A melhor forminha para preparar picolé caseiro é a que você tem disponível na sua casa.
Se não tem nenhuma, copinhos pequenos descartáveis são suficiente para preparar seus picolés.
A diferença entre eles é que as forminhas reutilizáveis precisam de uma etapa a menos (na maioria das vezes) o palito se encaixa na forminha mesmo com a massa do picolé ainda líquida.
Caso esteja fazendo com copinhos de café descartáveis, verta a batida de iogurte e goiabada no copinho, leve ao congelador por 1 hora ou até começar a solidificar o picolé, só então retire do freezer e posicione os palitinhos.
Algumas forminhas mais antigas também não tem essa tampinha da forma que o palito encaixa independente do líquido, faça da mesma forma.
Algumas picoleteiras da Amazon:
- A primeira é da sanremo, uma forminha plástica que já vem com o palito acoplado na forminha.
- Essa segunda lembra minha infância, minha mãe tinha uma muito parecida mas sem a tampa, por isso faziamos sempre com a técnica de deixar no freezer até endurecer um pouco e só então adicionar o palitos de madeira. A tampa traz praticidade e garante que nenhum palito vai entortar no freezer.
- A terceita forma de picolés é de silicone, o que eu acredito que facilite bastante desenformar. Além disso tem um formato prático para quem tem crianças pequenas.
E com isso chegamos em uma dificuldade frequente, como desenformar os picolés
Muitas vezes os picolés ficam grudados ou se passaram pouco tempo no congelador acabam se quebrando.
A dica para não quebrar é obvia. Deixe no mínimo 6 horas no freezer. Se puder deixe para desenformar somente no dia seguinte.
Se os picolés estiverem grudados e difíceis de desenformar. Deixe sob água corrente por 10 -15 segundos. Deixe a água bater na parede da forminha e passado esse tempo tente puxar o palito, provavelmente irá sair com mais facilidade.
Ainda não funcionou, deixe a forminha descansando em temperatura ambiente por 1 minuto. Isso fará com que o calor do ambiente derreta um pouquinho do sorvete que está grudado nas paredes.
Outras receitas de picolés e sorvetes caseiros:
- Picolé de banana
- Sorvete de banana e pasta de amendoim
- Pizza de sorvete – ou sorvete de pizza
- Sorvete caseiro de coco com farofa doce