Início » Todas as nossas receitas » Como Fazer Ovos Cozidos – Passo a Passo

Como Fazer Ovos Cozidos – Passo a Passo

Cozinhar ovos perfeitamente pode ser um negócio complicado. Gema mole ou gema dura, há uma variedade de maneiras de preparar ovos cozidos. Cada método oferece uma textura, sabor e apresentação diferentes.

Não importa qual método você decida usar, você quer ter certeza de que seus ovos sejam cozidos perfeitamente todas as vezes. É por isso que elaboramos este guia passo a passo sobre como cozinhar o ovo perfeito. Quer você esteja cozinhando ovos na água fervente, fazendo no microondas, no forno ou em uma airfryer, este guia lhe dará todas as dicas e truques que você precisa para preparar ovos perfeitamente cozidos.

Ovos Perfeitamente Cozidos

Quando se trata de ovos perfeitamente cozidos, não há uma ciência exata. Tudo depende de seu gosto e de sua preferência. Algumas pessoas gostam de gemas cremosas, enquanto outras gostam de gema macia e durinha. Alguns gostam de seus ovos mexidos, enquanto outros preferem que sejam escalfados.

Não importa qual seja sua preferência, há algumas coisas importantes a serem levadas em conta ao cozinhar ovos. O primeiro é o tempo. É importante ficar de olho no relógio para que você não cozinhe demais ou não cozinhe os ovos em demasia. A segunda é a temperatura. Dependendo do que você estiver cozinhando, você precisará ajustar a temperatura.

Finalmente, é importante lembrar que os ovos podem ser cozidos de várias maneiras. Todos oferecem resultados diferentes. Continue lendo para aprender mais sobre cada um desses métodos.

Cozinhando em água fervente. (A forma mais clássica)

cozinhando ovos em água fervente - passo a passo para ovos cozidos

Uma das formas mais populares de cozinhar ovos é fervê-los. Cozinhar ovos em água fervente é um processo simples que requer apenas ovos e uma panela de água fervente. O objetivo é fazer com que as claras de ovo fiquem firmes e a gema permaneça macia e escorrendo para os ovos de gema mole e as claras de ovos e gemas macias para ovos de gema dura.

Ovos cozidos com a gema macia.

ovos cozidos de gema macia passo a passo

A chave para a cozedura perfeita dos ovos é o tempo.

Dependendo do tamanho de seus ovos, levará cerca de 7 minutos para que as claras fiquem firmes e a gema permaneça macia. Para garantir que seus ovos sejam cozidos perfeitamente, use um temporizador para manter o controle.

  • Para começar, encha uma panela com água suficiente para cobrir os ovos pelo menos 1 cm acima.
  • Ferva a água e depois adicione cuidadosamente os ovos, um de cada vez com auxílio de uma escumadeira.
  • Reduza a chama do fogo para baixo e defina um timer por 7 minutos.
  • Uma vez que o temporizador tenha acabado, retire os ovos da água fervente e coloque-os em um banho de água e gelo. Isto interromperá o processo de cozimento e ajudará os ovos a manter sua forma.

Ovos cozidos com a gema dura

Para aqueles que preferem seus ovos cozidos com a gema dura mas sem passar do ponto, o processo é um pouco diferente.

Os ovos cozidos com a gema dura são cozidos por um período de tempo maior, geralmente de 10-12 minutos, para garantir que as claras e as gemas sejam cozidas.

  • Para fazer ovos cozidos com a gema dura, comece enchendo uma panela com água suficiente para cobrir os ovos pelo menos 1 cm acima.
  • Ferva a água e adicione cuidadosamente os ovos, um de cada vez.
  • Reduza a chama do fogão para baixo e defina um timer para 10-12 minutos.
  • Uma vez que o tempo tenha acabado, retire os ovos da água fervente e coloque-os em um banho de gelo. Isto interromperá o processo de cozimento e ajudará os ovos a manter sua forma. Descasque e sirva.

Ovos cozidos de gema mole

como fazer ovos cozidos perfeitamente, dicas e truques para a gema perfeita

Os ovos cozidos com gema mole são os queridinhos do café da manhã e são ótimos para mergulhar em torradas.

  • Para fazer ovos cozidos moles, comece enchendo uma panela com água suficiente para cobrir os ovos por um centímetro.
  • Leve a água para ferver e adicione os ovos cuidadosamente, um de cada vez.
  • Reduza a chama do fogão para baixo e defina um timer para 4-6 minutos.

Sendo 4 minutos para ovos quentes ( clara cozida bem macia e gema mole) 6 minutos para ovo mollet (clara cozida e gema mole)

  • Uma vez que o temporizador tenha acabado, retire os ovos da água fervente e coloque-os em um banho de gelo. Isto interromperá o processo de cozimento e ajudará os ovos a manter sua forma. Corte a parte superior da casquinha e desfrute.

Ovos cozidos no micro-ondas

como fazer ovos cozidos no microondas

Ovos cozidos no microondas é uma ótima maneira de fazer um café da manhã rápido e fácil.

  • Para fazer ovos no microondas escolha um bowl ou caneca que vá ao microondas, unte com manteiga ou óleo, quebre os ovos na tigela, costumo utilizar uma cumbuca ou caneca grande por exemplo.
  • Acrescente quatro colheres de sopa de água e tempere com sal e pimenta (só adicionar sobre os ovos).
  • Bata os ovos levemente para ovos mexidos ou deixe exatamente como está para ovos cozidos simples.
  • Tampe com papel toalha e coloque a tigela no microondas e cozinhe na potência máxima por 45 segundos.
  • Estará pronto quando a textura é leve, macia e cremosa. Caso não esteja no ponto desejado adicione mais 10 segundos.
  • Cuidadosamente retire a tigela do microondas, retire o ovo cozido da água do cozimento e aproveite.

Ovos escalfados

Ovos escalfados são uma opção clássica de café da manhã.

  • Para fazer ovos escalfados, comece levando uma panela com bastante água para ferver.
  • Quebre os ovos 1 a 1 em uma tigela pequena
  • Pegue um pouquinho de água quente com auxilio de uma concha, verta o ovo quebrado na concha cuidadosamente.
  • Coloque a concha com o ovo em contato com a água quente. Aguarde por um minuto, a clara começara a solidificar.
  • Com a clara mais firme, cuidadosamente abaixe a concha dentro da água fervente, por 1 minuto.
  • Uma vez terminado o tempo, retire cuidadosamente o ovo cuidadosamente, com auxílio de uma espátula de silicone retire o ovo da oncha e sirva.
ovos escalfados perfeitamente

Ovos cozidos no forno

Os ovos assados são uma ótima maneira de fazer uma quantidade maior de uma só vez.

  • Para fazer ovos no forno, comece pré-aquecendo seu forno a 180˚C.
  • Com a ajuda de uma assadeira de cupcake, coloque em cada cavidade 1 ovo.
  • Leve ao forno por 20 minutos para gema mole, 30 minutos para gema macia.

Caso prefira fazer sem a casca, unte as cavidades, quebre um ovo em cada cavidade e leve ao forno por 15 minutos ou até que as claras de ovo estejam cozidas e a gema macia. Cuidadosamente retire os ovos do forno e desfrute.

Ovos cozidos na Airfryer

A Airfryer é uma ótima maneira de fazer ovos rápidos e fáceis. Para fazer ovos na airfryer, coloque os ovos direto na airfryer.

Ajustar a temperatura para 180˚C e cozinhe por 14 minutos para gema mole ou 16 para gema macia. Cuidadosamente retire os ovos do aparelho, freie o cozimento em um banho de gelo e desfrute.

Dicas e truques para ovos perfeitamente cozidos

Não importa qual método você utilize para cozinhar seus ovos, há algumas dicas e truques para ter sempre em mente para ovos perfeitamente cozidos.

O primeiro é o tempo. Certifique-se de definir um timer para que você não cozinhe demais ou em de menos seus ovos. A segunda é a temperatura. Dependendo do que você estiver cozinhando, ajuste a temperatura de sua superfície de cozimento ou da água fervente.

Finalmente, não se esqueça de temperar seus ovos depois de prontos. Uma pitada de sal e pimenta pode contribuir muito para realçar o sabor de seus ovos.

Cada método oferece uma textura, sabor e apresentação únicos.

Não importa qual método você decida usar, você quer ter certeza de que seus ovos sejam cozidos perfeitamente todas as vezes. É por isso que elaboramos este guia passo a passo sobre como cozinhar o ovo perfeito. Quer você esteja cozinhando ovos, fazendo no microondas, assando-os ou fazendo em uma airfryer, este guia lhe dará todas as dicas e truques que você precisa para cozer sempre ovos perfeitamente.

Agora que você sabe como cozinhar ovos perfeitamente talvez goste de aprender uma sobremesa rápida e fácil como nosso brownie de caneca feito em minutos. Sobremesa sem perder tempo!

Brownie de caneca
Satisfaça seus desejos de doces em minutos com esta simples e deliciosa receita de brownie de caneca feita com ingredientes que você já tem em casa. Perfeito para aqueles que vivem sozinhos!
Receita aqui
como fazer brownie de caneca no microondas - brownie para 1 pessoa

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Como Fazer Ovos Cozidos – Passo a Passo”

  1. […] um especialista em brócolis cozido em suas mais diversas formas, que tal aprender como fazer ovos cozidos perfeitamente? Seja lá o ponto da gema escolhido nós temos dicas e truques para fazer com […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *