Início » Todas as nossas receitas » Mac and cheese na panela de pressão

Mac and cheese na panela de pressão

Mac and cheese fácil de panela de pressão
Mac and cheese fácil de panela de pressão

Mac and cheese – macaroni and cheese – macarrão com queijo: tudo a mesma coisa.

Receita típica norte-americana que começa na panela e termina no forno, pra dar aquela gratinada linda. Só que a nossa versão é um mac and cheese simplificado pra você guardar na sua cabecinha pra quando quiser fazer bonito e fingir que teve o maior trabalho pra preparar o almoço, quando na verdade o trabalho foi só misturar alguns ingredientes e esperar =) Tá duvidando? Pois eu vou contar…

Mac and cheese fácil de panela de pressão

Mac and cheese na panela de pressão

Ariana Pazzini
Mac and cheese super simples de panela de pressão. Quer deixar mais requintado, leve ao forno para gratinar, quer uma opção mais rapida coma da panela de pressão mesmo
PREPARO 10 minutes
COZIMENTO 5 minutes
gratinar 20 minutes
TEMPO TOTAL 35 minutes
TIPO Prato único
COZINHA American
PORÇÕES 2 pessoas

Equipamentos

  • 1 panela de pressão
  • 1 refratário

Ingredientes
  

  • 250 g de macarrão caracolino pode usar penne ou parafuso também
  • 400 ml de água ou caldo
  • 1 folha de louro
  • 2 caixas de creme de leite
  • 200 g de queijo ralado ou picado pode ser cheddar, muçarela ou outro queijo que derreta bem
  • 400 ml de água
  • QB sal e noz moscada à gosto

Para gratinar:

  • 100 g de queijo

MODO DE PREPARO
 

  • Na panela de pressão coloque o macarrão, a água, o louro, o sal e a noz moscada e misture.
  • Adicione também o creme de leite, o queijo,misture e tampe a panela de pressão.
  • Leve a panela ao fogo e quando começar a chiar conte 4 minutos.
  • Apague o fogo e deixe sair a pressão.
  • Pré aqueça o forno em 200˚C
  • Verta o macarrão em um refratário e coloque sobre ele o queijo a parte (retire a folha de louro)
  • Leve ao forno por mais 20 minutos até gratinar e ficar dourado.
Keyword mac and cheese, mac and cheese de pressão, macarrão de queijo, macarrão gratinado, macarrão na panela de pressão, macarrão rápido

Agora me digam… não é uma mão na roda? Imagina a cena: você coloca os ingredientes na panela de pressão e bota no fogo. Enquanto coloca a mesa, dá um grau na cozinha – deu o tempo de cozimento da panela. Passou tudo pro refratário, botou no forno, é o tempo de tomar um banho tranquilo, se arrumar bem linda e plim – o mac and cheese está borbulhando no forno, dourado e só te esperando pro jantar…

Qual queijo fica melhor no mac and cheese.

Por encontrar com mais facilidade no mercado eu sempre utilizo metade de queijo chedar e metade de muçarela no meu mac and cheese. Mas se você quer deixar ele ainda mais saboroso pode usar queijos premium que tem um bom desempenho ao derreter, como por exemplo queijo gouda e queijo gruyere.

O amarelinho do cheddar é sempre marcante nas receitas tradicionais de mac and cheese americanas mas peguei uma dica do Leandro de colocar açafrão pra que o amarelo fique bem amarelinho, fica uma cor linda, mas se você não tiver tudo bem, é totalmente opcional.

Mac and cheese fácil de panela de pressão

Para elevar o nível do seu mac and cheese de panela de pressão

Sabemos que receitas simples como essa de macarrão com queijo podem ficar ainda melhores com alguns extras. Portanto tenho aqui algumas sugestões:

  • Bacon frito em cubinhos. Antes de levar seu macarrão ao forno doure alguns cubinhos de bacon na frigideira e distribua por toda a massa. 100 g é suficiente para seu mac and cheese ficar ainda mais saboroso.
  • Cheiro verde. Da mesma forma que a dica do bacon, complemente seu mac and cheese antes mesmo de ir ao forno gratinar, adicione salsa e cebolinha picadinha sobre ele.
  • Linguiça calabresa. Eu adoro adicionar linguiça calabresa, corte em meia lua um gomo de linguiça calabresa, doure e adicione na panela de pressão antes de cozinhar seu macarrão com queijo.
frittata com queijo e macarrão cabelinho de anjo
macarrão com salsicha na panela de pressão
Macarrão com tomatinhos cereja confit

Posso usar o macarrão integral ou sem glúten?

Macarrão integral: Sim você pode prearar o mac and cheese com macarrão integral. Certifique de olhar na embalagem o tempo de preparo e utilizar metade do tempo. Por exemplo um macarrão integral que leva 10 minutos para cozinhar na panela de pressão para nosso macarrão com queijo utilize apenas 5 minutos do tempo total de preparo.

Macarrão sem glúten, fiz o teste e o resultado foi um macarrão completamente quebrado. Não aconselho que utilize.

Uma observação importante é que utilizei o macarrão grano duro. O macarrão simples de ovos por exemplo tende a ficar mole

Tava pensando aqui, acho que essa vai ser a segunda receita que vou ensinar pra Fernanda, depois do bolo de banana mais fácil do mundo, que vocês acham?

Outras receitas de panela de pressão:

Comentários

11 respostas para “Mac and cheese na panela de pressão”

  1. Avatar de Isabel Salvador
    Isabel Salvador

    que coisa boa amiga…ai que comia mesmo agora…bjokinhass

  2. Avatar de Márcia
    Márcia

    Meu Deus, só tem receita maravilhosa aqui, morri…ahaha, é a primeira vez que comento, encontrei por acaso, parabéns pelas receitas maravilhosas e as fotos lindas d+, tudo com muito capricho!!!
    Obs: no petit miau, posso substituir o chocolate em pó pelo nescau? bjsss

  3. Avatar de telma
    telma

    mas que beleza, hein?

    só falta eu perder esse medo RIDÍCULO de panela de pressão…

  4. Avatar de Xanda
    Xanda

    Ai, fazia isso na minha adolescência, nem lembrava mais Hehehe
    Mas Ju, são mesmo 2 caixas de creme de leite?? Não seriam duas colheres, não?
    Bjo

  5. Avatar de Juliana
    Juliana

    Belinha, eu também, hehehe

    Marcia, muito obrigada! E sim, pode substituir sim, mas talvez fique muito doce, então é bom diminuir a qtde de açúcar =)

    Telma, não tenha medo, amiga, vai fundo =)

    Xanda, são duas cxs sim, gordice PURA!

  6. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Fácil, fácil e super gostoso, né?!

    Vanessa

  7. Avatar de Anônimo
    Anônimo

    DEVESER UMA DILÍCIA……….

  8. Avatar de Ana Azevedo
    Ana Azevedo

    Nossa…..sem comentários…..rs

  9. Avatar de Duda Lima
    Duda Lima

    Amei, super prático!

  10. Avatar de Jussara Neves Rezende
    Jussara Neves Rezende

    Hummm… amei! Ando super adepta de pratos fáceis e que causam impacto! rs
    Já anotei!
    Abraço!

  11. Avatar de Unknown
    Unknown

    Macarrão delicioso! Fiz outras receitas, mas esta é sem dúvida, a Melhor!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da receita